sábado, 30 de junho de 2018

COPA DO MUNDO 2018 - cantar nunca foi só de alegria




   Num grupo de amigos, e aqui também, dias atrás, cantei as semifinais da Copa: Brasil x Uruguai e Croácia x Inglaterra. 
   
   A peneira das oitavas começou e já separa meu trigo: Uruguai e França avançaram para as quartas, vão se estraçalhar em uma partida que tem tudo para ser memorável, e o Uruguai passa porque assim pressinto.
   
   Miro os defeitos da França: uma juventude respeitosa, um talento contido pelo esquema deschampiano, uma docilidade emocional. Fazer quatro gols nos frangalhos argentinos não constituiu grande façanha, mas tomar três gols demonstra que há trilhas que levam às redes de Lloris mesmo por um ataque em desordem.
   
   Aí é que está o busílis: a defesa uruguaia, zaga do Atlético de Madrid, joga junto há tempos, não vai abrir bulevares para Mbappé, há leões naquela savana. E do outro lado, a zaga meio Barça meio Real vez em quando bate cabeça. E haverá ferozes felinos platenses a acossá-los. Cavani jogará porque não pode deixar de jogar, simples assim.
  
  Hoje, esse rapaz, o Mbappé, fez algo raro: igualou Pelé, ao marcar dois gols em uma partida de Copa do Mundo com menos de 20 anos. Trotou feito Jairzinho, driblou feito Ronaldo de verdade, e, claro que o PSG tá se lixando para onde irá Neymar Jr, carregado por Neymar pai, depois da Copa.

   Não sei quem deu mais azar, se o Brasil ou a Bélgica. Cravei Brasil nas semifinais por desejar isso, mas pode muito bem dar Bélgica, pois o México irá exigir muito mais de nós que o Japão deles. Os deuses decidirão.

   Como cantei, não muito feliz, Cristiano que quer ser Ronaldo teve sua vez na Copa, foi; Messi também passou e foi. Partidas tristes porque precipitadas, podiam ter ido mais longe, não fossem fatores extra-campo argentinos e a cruz de Cristiano ser pesada demais. Agora vem a vez de Iniesta, Piqué e o famigerado Ramos retornarem para suas paellas, é no que aposto. Que o domingo amanheça logo. 

Um comentário:

RABISCOS disse...

Você é o cara, mano!