Momento

TORCER PODE RESULTAR EM OBRA DE ARTE (fico devendo a referência)






sexta-feira, 11 de julho de 2014

WC'14 (8)


Foi apenas uma derrota. Vida que segue. Esse, o tom que se esforçam para dar ao que aconteceu no Mineirão. (Nem precisa determinar o sujeito da oração anterior, deixa pra lá.)

Não, não foi apenas uma derrota. E a vida não segue, até agora, pra muita gente. E não seguirá como deveria, jamais. Para muita gente (não preciso provar quem), a imagem do futebol brasileiro foi seriamente arranhada. Talvez, mais que isso, estilhaçada. E para recuperá-la, obviamente, uma vitória amanhã contra a Holanda não será suficiente.

Como ficamos, agora? Continuaremos apostando apenas nos talentos individuais? Reconhecemos, como disse em post anterior, que jamais mudaremos o ser brasileiro, e seguiremos colocando nossas fichas no ventre nacional paridor de craques? Entregaremos o sonho do hexa, e de outros títulos, à possibilidade de dois ou três novos craques se juntarem a Neymar, em 2018, e resolverem a coisa? Os gênios da Globo berrarão como sempre que o mundo inteiro é apaixonado pelo futebol brasileiro? Ou será que o mundo inteiro, agora, faz chacota do futebol brasileiro? 

(Alguém duvida que tomaremos, como sempre, o caminho mais confortável: trocar o técnico pra ver como é que fica?)

O raciocínio é simples: o futebol mágico e vencedor foi esmagado pelo futebol consistente em técnica e tática, sustentado por uma organização basilar que, afirmo à distância, ocupa-se apenas do desenvolvimento do futebol e não da carreira política e bancária dos seus dirigentes. 

Um exemplo vindo do adversário de amanhã: Van Gaal deixa o cargo depois da Copa para assumir o comando do Manchester United e em seu lugar entrará Guus Hiddink, que já dirigiu a Holanda em 1998, até a Eurocopa de 2016, quando assumirá o posto Danny Blind, um dos atuais auxiliares do Van Gaal, pai do lateral esquerdo Blind. Tá tudo planejado, acertado, tranquilo. 

No caso da Holanda, sim, foi apenas uma derrota, Vida que segue.

Nenhum comentário: